Carregando...

Vocação: Um chamado, um desafio, uma realização!



Shalom meus irmãos.

A Igreja dedica este mês às vocações. Intensifiquemos as nossas orações na descoberta de novas vocações e por aquelas que já se concretizaram no plano de Deus. O Papa Francisco nos diz que “A vocação é sempre uma iniciativa de Deus”. Vem de Deus um chamado a viver uma vocação, que independe do estado de vida que escolhemos. Há muitas vocações escondidas e que precisam se mostrar. O que acontece, é que, fechamos os nossos ouvidos à voz de Deus, e passamos a assimilar e reter para nós o que o “mundo” grita dizendo ser o melhor.


A vocação então se resume então às profissões que são estabelecidas, apesar de ser uma escolha de cada um, mas não deixam de ser estabelecidas. Devemos estar com os nossos ouvidos atentos para o chamado que Deus tem para cada um de nós, e não confundirmos o que vem do Céu e o que vem do homem. No chamado de Samuel (1 Sm 3, 1-10) o Senhor insiste em chamá-lo, e Samuel um jovem que ainda não lhe havia manifestado a palavra, em três oportunidades não reconhece a voz de Deus, e o Senhor não desistiu de chamá-lo até que ele escutasse a sua voz, reconhecesse Deus e assumisse sua missão de profeta. Devemos sempre dar uma resposta verdadeira ao nosso chamado, com a mesma intensidade com que Deus nos chama. Viver uma vocação sempre vai exigir mais. Deus sempre vai querer mais de nós. Deus é exigente pois conhece a quem ele escolhe. Santa Teresa Benedita da Cruz diz que “Deus não exige nada do homem, sem oferecer-lhe ao mesmo tempo força para isso”.

Se a vocação é um dom de Deus é o próprio quem irá nos sustentar na vivência concreta, entusiasmada e alegre, sempre alegre, pois quem nos chama nos quer sempre felizes. Nenhuma profissão deste mundo pode nos fazer mais feliz ao chamado que Deus tem para nós. Podem nos dar bens, dinheiro, mas alegria plena, só na vivência daquilo que Deus quer de nós.

Viver uma vocação é fácil? Penso que não. É sempre uma saída de nós mesmos, dos nossos desejos, planos, para centrar a nossa existência em Cristo e no Evangelho. “É difícil te seguir Jesus, mas é impossível te deixar”. (Sto Agostinho).

Termino deixando um convite à vocês: você que até neste instante não encontrou-se com o chamado que Deus tem para você, venha participar do III Simpósio de Novas Fundações, que será realizado nos dias 19 a 21 deste mês no Centro de Evangelização Padre Efraim Solano Rocha em Santana do Paraíso. Presença confirmada de Ronaldo José da Comunidade Remidos do Senhor. Venha viver conosco essa alegria. Abra-te ao chamado de Deus e não tenha medo de dar uma resposta verdadeira e autêntica ao senhor.

“Samuel crescia e o Senhor estava com ele e não negligenciava nenhuma de suas palavras”. ( 1SM 3,19).


Flávio Penna

Membro da Comunidade Deus Existe

59 visualizações
Comunidade Católica Deus Existe

Comunidade Deus Existe © 2009 - 2020 Todos os direitos reservados